O sonho de estudar em uma universidade americana

E aí galera! Nesse post quero falar um pouco sobre o sonho de estudar e vivenciar uma universidade americana.  Um dia tive esse sonho e ele está próximo de se tornar realidade.

Como eu comentei nesse post, em Fevereiro de 2019 vou para Ohio University. Isso é um divisor de águas para minha vida e para esse projeto to blog! Antes de entrar na faculdade aqui no Brasil, alguns anos atrás, nunca passou pela minha cabeça a possibilidade de estudar em uma universidade fora do Brasil.

Só que o tempo passou, a internet melhorou e o mundo ficou muito menor. Com isso, as pessoas começaram a viajar mais. Portanto, nós que sempre viajamos pouco ficamos com uma sensação de que não aproveitamos a vida.

Principalmente nos últimos 10 anos, vi muitos amigos e conhecidos indo fazer universidade fora. E alguns nem eram tão brilhantes assim… Brilhantes ou não, eles foram e eu fiquei!

Por outro lado, fazer uma faculdade fora do Brasil realmente não é algo tão simples. Portanto, o ponto central da discussão é que todos se prepararam muito bem para isso.

A sensação que fica na nossa cabeça é que, estudar em uma universidade americana é impossível para a maioria de nós, meros mortais, já formados ou com mais de 20,30,40 e tantos anos nas costas. Conforme o tempo passa, fica mais difícil.

Para quem está na graduação, algumas universidade possuem convênios com universidades de fora. Apesar disso, o número de vagas é limitado e a maioria das pessoas perde o bonde e não consegue aproveitar o momento da graduação.

Uma outra opção além dos cursos de graduação, são os cursos de pós, MBA, especializações etc. Apesar dessas outras possibilidades existirem, geralmente são caríssimos os cursos, além de terem duração muito extensa.

 

Novas opções estão surgindo

E é aí que entra o LAIOB (Latin America Institute of Business) nessa parada. Achei o modelo muito interessante e importantíssimo para o desenvolvimento educacional dos brasileiros que trabalham na área de negócios.

Ter a oportunidade de vivenciar 15 dias da minha vida dentro de uma universidade americana é algo que acredito que pode mudar a vida. O Laiob vem trabalhando com esse modelo de cursos rápidos e missões empresariais para algumas regiões estratégicas como Vale do Silício e outros Hubs de inovação pelo mundo.

Eu decidi escrever sobre este assunto por basicamente 02 motivos:

  • O primeiro é que eu vou fazer esse curso e quero compartilhar detalhes. De fato, somente após vivenciar vou ter propriedade para escrever algo à vocês
  • O segundo é que muitas pessoas já me falaram sobre esse sonho de estudar em uma universidade americana.

Sinceramente, tenho um pressentimento que isso é só o início de novos programas de intercâmbio que estão surgindo…

Você pode dizer… “ah mas na minha área de atuação não tenho nenhuma oportunidade”. Será que esse é o ponto central da viagem?

Será que você sabe qual modelo de intercambio faz mais sentido para você? Para o seu momento?

Como já comentei anteriormente sobre a Fundação Estudar / Estudar Fora, vem realizando um trabalho muito bacana de orientação, além de trazer muitas oportunidades para quem busca desenvolvimento.

Fiquem ligados que vou sempre colocando novidades por aqui.

Encerro esse post com uma bela imagem da Ohio University.

sonho de estudar em uma universidade americana

 

Abraços,
MF

 

 

Acompanhe e compartilhe!

One Reply to “O sonho de estudar em uma universidade americana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *