[Soft-skill] Coragem e a importância de desenvolvê-la

Coragem – Por que você precisa ser mais corajoso(a)?

Quando li o livro ponto de inflexão do Flávio Augusto, me identifiquei com algumas das situações vividas por ele. Eu acho esse cara corajoso e com histórias bem interessantes….

Em hipótese alguma quero me comparar com o empreendedor bilionário, não é a intenção, mesmo porque entendo que, cada um de nós, escrevemos nossa própria história. Eu apenas refleti algumas das situações que vivi e percebi como foi importante ter coragem para seguir em frente. Sugiro que você faça o mesmo a partir de agora!

Coragem e pontos de desenvolvimento pessoal

Costumo postar no instagram (@marcelloffornari) e também em outras redes, conteúdos sobre soft-skills e alguns aprendizados que obtenho como empreendedor e viajante. A expressão que mais identifico é: coragem é agir apesar do medo.

Entendo que coragem e medo são inversamente proporcionais, portanto, uma balança: quanto mais alto está um lado, mais baixo está o outro. Em muitos momentos pessoais e profissionais ficamos travados e esperando por algo ou ainda muito receoso para dar um passo além.

Coragem é Soft-skill?

Eu considero. Um vendedor corajoso é aquele cara que vai à luta e não tem medo de ser indagado ou vencido. Diga-se de passagem, ele nunca se dá por vencido e, no revés, aprende com o que poderia ter feito para vender e atender o cliente.

Coragem também é algo que você desenvolve quando admite erros e pede ajuda….

Eu tenho certeza que você já se sentiu corajoso ou medroso em alguma situação. O interessante é que na maioria das vezes não agimos por causa do julgamento social.

Travas sociais

Chamo de trava social tudo envolvendo a sociedade e que impacta sua falta de coragem para tomar uma decisão. Não pense em trava algo necessariamente ‘impossível de ser quebrado’, é só uma objeção ou um conjunto de objeções, algo que vai deixar você muito desconfortável e possivelmente com mais incertezas.

Pegando como exemplo minha viagem para Índia, quantas pessoas acharam que isso era uma boa ideia? Muito provavelmente, boa parte das pessoas que me incentivaram ainda estavam meio receosas. Pessoas mais próximas como seus familiares vão sempre se preocupar com você e temer o pior, por isso você precisa ter coragem e saber muito bem o que quer.

Imagine uma situação de transição de carreira. Já deve ter ouvido ou, quem sabe, vivido pra ouvir algo do tipo: “Vai trocar o certo pelo duvidoso?, Vai largar seu emprego e arriscar em um sonho?”…

Coragem e empreendedorismo

Voltando a história do Flávio, o rapaz pegou 20 mil reais emprestados do cheque especial para montar uma escola de inglês. Mais de 90% das pessoas vão dizer que isso é uma puta loucura, incluindo eu. Tem noção da taxa de juros do cheque especial?

Matemática básica:
20 mil, 1 mês com taxa de 15%  = 23 mil de dívida;
2 meses à 23 + 15% = 26.450,00;
12 meses…. Dá mais de 100 mil reais *(a mágica dos juros compostos).

*considerando o não pagamento de nenhuma parcela da dívida. A bola de neve cresce muito rápido!

Mas, beleza, deu muito certo por vários motivos. Na verdade,  deu mais certo do que errado, uma vez que ele acertou mais do que errou. Ninguém acerta tudo, ele teve competência pra construir o negócio aos poucos. É fácil falar, mas… cara… quem está com a pele em jogo entende bem o que eu quero dizer. #skinInTheGame

Por outro lado, pessoas com medo de arriscar sempre olham sob a ótica do fracasso e do que pode acontecer em caso de perda. Então a falta de coragem nos faz olhar aqueles 100 mil de uma possível dívida e acabamos esquecendo do propósito maior que está por trás do empréstimo dos 20 mil reais.

Pode perceber que isso vale não apenas para o empreendedorismo, mas também em outras áreas da vida. O homem ou a mulher que tem medo de ‘chegar’ naquela pessoa que está gostando, sempre vai ficar sem a pessoa… Neste caso, como diz um grande amigo meu, o não você já tem 😉

Pontos de inflexão

A coragem é necessária para superar desafios e, com alguma frequência, estes desafios são “divisores de águas”. Voltando pra matemática, ponto de inflexão pode ser definido como:

            Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura (a derivada de segunda ordem) troca o sinal

Trazendo para o bom PT BR, uma experiência internacional por exemplo pode ser um grande ponto de inflexão na sua carreira profissional. Abrir o primeiro negócio é um grande ponto de inflexão. Conhecer alguém especial ou obter um investimento na empresa também pode ser… Depois de acontecimentos dessa ordem, a vida muda.

Você pode ser corajoso sem botar tudo a perder

Gosto do exemplo mais empreendedor pois fica mais fácil para seguir uma linha de raciocínio. Não precisa pegar 20 mil no cheque especial para abrir um negócio, beleza? Só faça isso se você souber MUITO bem o que está fazendo.

Aliás, não faça nada que você não conhece muito bem, busque conhecimento e não tenha medo de experimentar coisas novas. Tenha coragem para desafiar você mesmo e o status quo mas, antes de qualquer coisa, controle você mesmo(a).

O excesso de coragem também é ruim! Já senti na pele isso quando acabei exagerando em entrevistas de emprego e o resultado final não foi bom. Já cometi erros com clientes. Por outro lado, prefiro fazer do que não saber o que poderia ter acontecido.

Finalizando

Você precisa ser mais corajoso(a), caso contrário ficará para sempre no mesmo lugar. Não quer gerar impacto?  Qual seu propósito? [Leia]

Seja corajoso e dê o primeiro passo sempre analisando possíveis cenários. Conheça os riscos e experimente. Este texto é bastante genérico, mas o objetivo é fazê-lo(a) refletir sobre diferentes aspectos da nossa vida que requerem atitudes de coragem.

E eu espero que este conteúdo tenha ajudado de alguma forma!

Se precisa de ajuda na sua carreira, quer viajar ou pretende aprender mais sobre tecnologia, eu posso te ajudar. Não sou coach, apenas compartilho o que a vida e o empreendedorismo me ensinam.

Abraços,

 

Acompanhe e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *