Qual é a melhor linguagem de programação?

Pergunta clássica e comum que recebi em vários momentos da vida: qual é a melhor linguagem de programação?

Nós até poderíamos dividir essa dúvida em 02 categorias [estou começando OU já sei programar algo] mas acho que não faz muito sentido.

Não faz sentido porque não existe a melhor linguagem de programação ou ainda, não existe algo que seja pior. Cada caso é um caso e você precisa ter uma visão do todo e uma base para tomar essa decisão.

Se você me acompanha no instagram (@marcelloffornari) eu postei um computador que apareceu aqui em casa (um TK 90x). Esse bicho é da década de 80, acho que era do meu tio…

Nessa época o pessoal desenvolvia em BASIC e Assembly mas, desde então, as linguagens e tecnologias mudaram muito.

Mas como escolhemos uma linguagem na hora de iniciar a vida como programador?

A carreira de TI é cheia de possibilidades e, por ora, minha recomendação é que você decida o que não pretende fazer. Por exemplo: Não gosto da parte de hardware ou infra, então estudar tecnologias específicas deste segmento é algo que muito provavelmente não faz sentido.

Ah mas eu gosto da parte de desenvolvimento Web e cada dia que pesquiso tem uma tecnologia ou linguagem nova para aprender…

Pois é, minha sugestão é focar em uma stack ou conjunto de linguagens e tecnologias para se desenvolver mais rápido. Na Masti nós escolhemos o Javascript, no entanto, como também trabalhamos com fábrica de Software, existem projetos que exigem conhecimento em outras linguagens.

Vale ressaltar que, se você está começando do ZERO, não vale nem a pena pensar na linguagem nesse momento. Preocupe-se em aprender lógica de fundamentos de programação.

Como escolhemos uma linguagem de programação para um projeto específico?

Sempre avaliamos a complexidade do projeto, a maturidade do ambiente de TI da empresa, recursos humanos e uma série de outros aspectos. Além disso, em alguns casos o projeto é apenas um protótipo ou MVP, então não faz tanto sentido se preocupar muito com a tecnologia.

Eu sou favorável que as pessoas compreendam bem a base e com isso consigam evoluir rapidamente como profissionais na área.  Fique por dentro das próximas publicações que irei compartilhar um passo a passo para ajudar você que pretende iniciar.

Eu já tenho uma noção de programação e preciso aprofundar os conhecimentos. Como faço?

Você precisa trabalhar em projetos de verdade para ser desafiado. Desenvolva sistemas para algum amigo, parente, vizinho etc. Apenas tome cuidado com o que vai prometer pois naturalmente existe uma curva de aprendizado. Você poderá demorar bastante tempo para fazer coisas até triviais.

Uma maneira de acelerar esse aprendizado é realizando algum curso específico. Oferemos na masti education um bootcamp (curso intensivo de programação web) presencial. Se você mora na região de SP capital, clique no banner abaixo para conhecer mais.

Aprenda a desenvolver aplicações web colocando a mão na massa!

Se você não tem disponibilidade para fazer o curso em SP,  em breve teremos novidades 🙂

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades de Tech, Carreira, Empreendedorismo e Turismo.

Abs,

Acompanhe e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *