Seja bem vindo!

Ol√° e seja muito bem vindo ūüôā

O meu nome √© Marcello Fornari. Nesse primeiro post, antes de iniciarmos as discuss√Ķes sobre empreendedorismo e v√°rios outros assuntos, vou descrever rapidamente algumas experi√™ncias que tive ao longo de minha carreira, como estagi√°rio, consultor e finalmente como empreendedor (empres√°rio). Eu diria que s√£o os meus primeiros passos de uma longa jornada que tenho pela frente, no entanto, s√£o passos firmes e extremamente valiosos e fa√ßo quest√£o de compartilh√°-los com voc√™s.

Ainda na faculdade tive a oportunidade de realizar um est√°gio na √°rea de desenvolvimento de software. Na √©poca participei do desenvolvimento de um ERP (Enterprise Resource Planning) que nada mais s√£o do que sistemas de Gest√£o. Imagine um grande software com diversos m√≥dulos, cada um respons√°vel pela informatiza√ß√£o de uma determinada √°rea: Compras, Vendas, Log√≠stica, Contas √† pagar, Contas √† receber, Faturamento etc. √Č belo exemplo de sistema ERP √© o SAP, software de gest√£o alem√£o.

Percebi que eu me interessava muito mais pela área de negócio (Business) do que pela área de programação (desenvolvimento) e, a partir desse insight comecei a direcionar a minha carreira para oportunidades relacionadas ao Business. Foi assim que cheguei até a Deloitte, empresa onde tive a oportunidade de atuar como consultor (Trainee). A experiência na área de consultoria empresarial abriu a minha cabeça, tive chance de conhecer muitas empresas, várias áreas de negócio, desenvolver networking e principalmente habilidades de relacionamento.

Durante a jornada como consultor, decidi montar uma empresa em parceria com meu pai, a Reciclo Eletr√īnicos Eu vinha estudando o mercado fazia algum tempo e a nossa ideia era que meu pai ficasse na gest√£o do neg√≥cio. Quando percebi, eu estava totalmente mergulhado na empresa, e ter ‚Äú2 empregos‚ÄĚ passou a ser invi√°vel, tendo em vista que eu n√£o estava tendo bons resultados em nenhuma atividade. ¬†(discutirei v√°rios pontos relacionados a esse epis√≥dio nas pr√≥ximas postagens!)

Resumo da ópera: desde 2013 abandonei minhas atividades como consultor para me dedicar ao meu próprio negócio. O que aconteceu?

Muita coisa. Foram 2 empresas e negócios totalmente diferentes, um aprendizado extremamente valioso! Valeu a pena? Certamente pois a responsabilidade de empreender me deu competências que só se aprende na prática, nenhuma escola ensina.

Quero compartilhar isso com você e espero que você curta e acompanhe as próximas postagens.

Ah, tenho que lhe dizer que estou na √ćndia, participando de um interc√Ęmbio profissional…. J√° percebeu que Temos muito assunto pela frente!

Forte abraço,

Acompanhe e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *