Lições da Índia #03 – Flexibilidade

Flexibilidade, Adaptabilidade ou Resiliência. Os três termos se encaixam muito no que pretendo compartilhar nesse post.

Nessa série, de Lições da Índia, vamos compartilhar algumas das coisas que aprendi. Se não leu o segundo texto, clique aqui

Ter Flexibilidade para tolerar diferenças culturais nem sempre é algo simples, o que pode tornar a Adaptação mais difícil. Já a questão da Resiliência, eu diria que é um fator que podemos desenvolver bastante enquanto vivemos na Índia.

Nascemos em um país, estado, região, cidade, em uma família específica e temos os nossos hábitos moldados ao longo da vida. A realidade da família, o círculo de amigos, e uma série de outros fatores influenciam quem somos, do que gostamos ou como preferimos fazer as coisas.

Além disso, a cultura local, “rotula” o que é certo ou errado, produzindo alguns padrões, criando a sensação de que os que não os seguem estão possivelmente errados.

A Índia é muito diferente

Todo mundo sabe disso. Até fala um monte de besteiras por aí… fala sem saber, sem conhecer, sem ter vivido aquilo de verdade. Não importa se você acha que tudo o que acontece lá é um absurdo, quem vive lá acha tudo aquilo normal e, pq não, divertido…?

Se você está comendo, termina a refeição e solta um belo arroto, significa que está satisfeito.

Se você vai ao banheiro e não tem papel higiênico, tudo bem. O normal é não ter mesmo. O importante na hora de comer é usar apenas a mão direita. Aliás, que habilidade os caras têm…. comer só com a direita é meio complicado hehe.

Andar em locais extremamente lotados, normal. Subir sob os trens, compartilhar o que é possível e o que não é possível… a realidade do Indiano exige isso. O estranho é ser algo diferente disso.

Sujeira, ratos nas ruas, lixo jogado… normal. (Ok, não sou favorável a isso… só estou dizendo que é a realidade do povo!)

Adorar vários Deuses (milhares, na verdade), acreditar em várias coisas ‘estranhas’ para nós aqui do mundo ocidental… normal.

Comer carne todo dia? 54% da Índia é vegetariana, cada um come e faz as coisas como bem entende…

E eu poderia listar várias razões ‘estranhas’ para nós ou, no mínimo, diferentes.

Se você tivesse nascido na Índia… faria tudo isso

Estranho pensar nisso mas é um fato.  Faria tudo isso e acharia completamente normal.
Tudo é questão de hábito, acostumar-se… não podemos achar que lá é completamente absurdo.

Mesmo pensando assim, quando você tem tudo muito melhor e vai para lá….. ferrou! É difícil.
Vai ter que ser flexível ao máximo para se adaptar e conseguir tirar proveito de uma situação nova.

Nem sempre é fácil, mas vale muito a pena. Em geral, na vida, se dá bem quem consegue se adaptar e ser flexível ao longo dos desafios. A índia ajuda nisso, então essa é uma das lições importantes que o país nos ensina.

Nós vemos no próximo.

Acompanhe os vídeos no Youtube

Abs,

Marcello.

 

Acompanhe e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *