A importância de ter um propósito para viver

Encontrar um propósito é tarefa difícil para a maioria das pessoas. Ao longo destes anos, principalmente quando estava morando na Índia, eu conversava muito com meus amigos sobre este tema. Em 2016,  foi a primeira vez que me lembro de ter pensado ativamente sobre este assunto…

Lembro que um dia quando liguei para um indiano oferecendo um curso de programação, já que uma das minhas atividades na startup era a venda de treinamentos.  Naquele momento que conversávamos parecia que o cara estava em outra dimensão, ele até estava conversando comigo mas não tinha energia….

Então, quando desliguei o telefone eu comentei com o Shahrukh e com a Shruti: “Se esse cara mantiver esse nível de energia e interesse, ele nunca vai encontrar um trabalho. No purpose for life…

Falar sobre propósito está em alta

Desde 2016 parece que este assunto ganhou uma repercussão e está cada vez mais em alta. Eu acho isso bom. Precisamos começar a dar mais significado e sentido para as coisas da vida.

Vale ressaltar que as empresas passaram a se comunicar mais ‘agressivamente’ nessa linha, tentando atrair colaboradores que se envolvam e estejam ativamente alinhados com cultura e propósito da empresa.. Perceba que quando apresento a Masti Tecnologia, a primeira coisa que eu falo é o motivo de nossa existência.

Se você não gosta e não está feliz com o que faz, não faz bem feito.

Atualmente, boa parte dos jovens (excluindo indianos como o que eu falei no telefone) não querem saber de trabalhar em alguma coisa que não tenha significado.

Maslow, sua pirâmide e a nossa realidade

O psicólogo americano Abraham Maslow, na década de 40,  apresentou em um de seus estudos a famosa pirâmide de Maslow.

Pirâmide de Maslow hierarquia das necessidades humanas propósito
Pirâmide de Maslow

A ideia é que nossas necessidades para viver partem da base da pirâmide e em direção ao topo. Neste contexto, o propósito estaria no topo, porém uma leitura mais moderna e com base na nossa realidade sugere que o propósito esteja na base de qualquer estrutura racional e emocional.

Um propósito fornece mais energia e saúde

Eu realmente acredito que quando estamos fazendo qualquer atividade precisamos de alta carga de energia. Sem energia e vontade temos baixa performance.

Como diz T. Harv Eker, everything is energy (Energia é tudo).  Até neste vídeo falei sobre isso e compartilhei vivências da Índia.

Então, pessoas que possuem um propósito bem definido são mais engajadas no trabalho e em causas sociais. Pesquisas da McKinsey e outros institutos indicam que essas pessoas chegam a ser 5x mais engajadas e possuem até 50% a menos de chance de sofrerem de doenças como Alzheimer. De fato, a sociedade pede por mais valores morais e as empresas precisam se adaptar a isso.

Encontrar o seu propósito

Não é simples encontrar o propósito ou sentido da vida. Tem gente que vai procurar isso uma boa parte da vida, outros descobrem mais rapidamente. Além disso, nossa vida passa por constantes transformações e as prioridades podem ser alteradas significativamente…

Lembro da fala de um amigo quando estava na Ohio University: “Hoje o meu propósito é cuidar do meu filho”. Achei isso fantástico, pois a esposa dele estava grávida e era uma situação completamente nova para ele… então, de repente, tudo mudou. Aqui é uma análise sob uma perspectiva diferente… não estamos falando diretamente do trabalho, no entanto, o trabalho vai impactar a vida pessoal e do filho dele.

Por outro lado, encontrar o propósito do ponto de vista profissional é algo que precisa ser cada vez menos escasso. Acho que o nosso desafio é realmente conciliar a vida profissional e pessoal e buscar o sentido para viver mais feliz.

Uma dica para encontrar o seu propósito

Fica mais fácil encontrar o seu propósito quando você desenvolve autoconhecimento.

Você precisa ser bom, gostar do que faz, sentir o impacto positivo do seu esforço e ainda sobreviver (ganhar dinheiro pelo seu esforço). Eu percebi que as coisas começam a fazer mais sentido quando buscamos novas experiências e abrimos a nossa mente para aprender.

Então, minha primeira sugestão é que você leia bastante e viaje sempre que puder. Com isso, desenvolverá mais autoconhecimento. Além disso, trabalhar o mindset empreendedor pode ajudar.

Não precisa obrigatoriamente querer abrir uma empresa, você pode começar a pensar como uma pessoa disposta a ajudar / solucionar problemas sociais, por exemplo. Quando nos sentimos úteis para a sociedade valorizamos muito mais o que estamos fazendo.

Finalmente, reflita sobre o que está fazendo e o que realmente gostaria de fazer.

Marcello, qual é o seu propósito?

Em poucas palavras: meu propósito é gerar valor para sociedade através do empreendedorismo e da educação. 

O resto, é detalhe.

Acredito que a transformação depende muito deste esforço e trabalho com muita energia, todos os dias, para deixar um legado e impactar o mundo de alguma forma.

Admiro os fazedores, aqueles empreendedores que põem a mão na massa e executam, tomam porrada, erram, acertam e transformam pessoas. Busco fazer o mesmo, compartilhar e ensinar é bom, mas gosto de executar e mostrar o que deu certo e o que deu errado.

Afinal, só pode ensinar quem faz algo de verdade. De filósofos e gurus empreendedores que apenas falam, o mundo está cheio…

Finalizando

Então, não se cobre excessivamente pela busca de um propósito, aos poucos as peças vão se encaixando.

Não faça comparações com a vida dos outros, você tem a sua própria história.

Caso já tenha descoberto, deixe um comentário compartilhando qual é o seu propósito 🙂

Segue lá no instagram: @marcelloffornari
Assine o canal no Youtube

Abraços!

Acompanhe e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *